Como será o dia dos pais durante o isolamento social? Como vender mais? Assim como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados em 2020, o Dia dos Pais no Brasil será atípico: com as famílias em isolamento, mas sem deixar de buscar alternativas para presentear e, assim, reduzir a distância física.
Dessa forma, para que o seu negócio aproveite a sazonalidade e fature ainda mais com essa data tão especial, é indispensável entender as intenções de compra dos consumidores.
Afinal, assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é muito celebrado pelos brasileiros e é quando o volume de vendas do comércio atinge picos mais significativos.
Em 2019, a data movimentou R$ 2,5 bilhões em vendas e a projeção é de que, mesmo com o cenário de pandemia, o desempenho seja maior do que o de datas como Dia das Mães e o Dia dos Namorados.
Por isso, as empresas precisaram digitalizar os processos de atendimento e entrega para, assim, escalar as vendas neste período. Confira as previsões de comportamento do consumidor no Dia dos Pais 2020 e como aproveitar a oportunidade de escalar suas vendas!
As intenções de compra no Dia dos Pais no Brasil em 2020
Para te ajudar a entender os desejos e a previsão de comportamentos dos consumidores no Dia dos Pais em 2020, vamos apresentar os dados a partir de uma pesquisa realizada pela Opinion Box, empresa especializada em pesquisa de mercado, em parceria com a Social Miner, agência de marketing digital especializada na jornada de compra do consumidor.
Em geral, os e-commerces se saíram muito bem no Dia das Mães e dos Namorados, datas de grande relevância que aconteceram durante a quarentena.
E, agora, 57,6% dos entrevistados disseram que irão comemorar o Dia dos Pais. E muita gente pretende continuar comprando online mesmo diante da flexibilização do isolamento: 47,8% dos consumidores envolvidos com o Dia dos Pais devem adquirir um presente por meio de canais digitais, seja pelo site ou pelas redes sociais da marca.
Por outro lado, outros 21,5% de consumidores ainda estão na dúvida sobre as comemorações e que podem, portanto, ser atraídos por campanhas relevantes e se tornarem clientes em potencial.
E é aí que mora a oportunidade: sua empresa deve se antecipar e lançar campanhas especiais para a data, saindo na frente da concorrência e conquistando o consumidor que está de olho nas ofertas de sazonalidade.
Dia dos Pais no Brasil para como aproveitar vender mais?
Está na hora de começar uma campanha de Dia dos Pais e realizar ações no seu e-commerce que podem ampliar suas vendas forma prática e rápida.
Selecionamos ideias e direcionamentos que podem servir de inspiração para que o seu negócio fature muito mais neste Dia dos Pais atípico. Confira!
1. Como vender mais: Aprenda com o histórico do seu negócio
A melhor maneira de entender quais ações funcionam para o seu negócio é avaliando o histórico para entender tudo aquilo que funcionou e o que não deu certo nesta data, em outros anos.
A seguir, algumas perguntas essenciais que você deve responder antes de planejar a sua campanha de Dia dos Pais:
- Em quais períodos antes da data o tráfego do seu site foi maior? Quando foi menor?
- Em qual momento da época seguidores das suas redes sociais estiveram mais engajados? O que você havia feito naquele período?
- Quando aconteceram seus maiores picos de vendas? 15 dias antes? 7 dias antes?
A pesquisa da Opinion Box com a Social Miner, realizada um mês antes do Dia dos Pais, apontava que 47,3% do público já tinha iniciado suas buscas por ofertas relacionadas a data.
Já entre os que não estavam à caça das promoções, 40,8% devem iniciar suas pesquisas nos próximos dias, a 15 dias do evento, e 38,8% com uma semana de antecedência. Ou seja, já é mais do que hora de começar e conquistar a preferência dos usuários para as compras de Dia dos Pais.
2. Como vender mais: Entenda os planos do seu público
É fundamental entender também como seu público pretende realizar as compras de Dia dos Pais – e isso envolve:
- quanto pretendem gastar;
- em que pretendem gastar;
- e como pretendem pagar.
Em 2020, as pessoas pretendem gastar mais para agradar os pais: 59,7% dos entrevistados definiram um orçamento de R$50,00 e R$200,00 para os presentes.
Afinal, por conta do isolamento e baixa nas atividades de celebração em família, as pessoas parecem estar mais dispostas a adquirir produtos mais caros, capazes de agradar os pais e gerar momentos agradáveis em família – mesmo que à distância.
E a previsão é que os papais estilosos e techs sejam destaque: 46,9% das pessoas devem comprar itens de Moda e Acessórios e 28,6% pretendem optar por itens Eletrônicos ou de Informática.
O cartão de crédito continua sendo um dos meios de pagamento favoritos do público – principalmente se tratando do comércio online – e, para custear o presente, o parcelamento é uma alternativa: 73,8% dos consumidores devem parcelar o pagamento, especialmente entre 2 e 4 vezes.
3. Como vender mais: Trabalhe com kits e ofertas robustas
Uma das principais estratégias para promoções sazonais está concentrada nos benefícios financeiros.
Descontos e promoções chamam a atenção, mas você pode conquistar seu público pelo preço de um jeito ainda mais criativo. Vale a pena criar uma seção especial no seu site com “os melhores presentes por até R$50,00”, ou “os presentes mais comprados para o Dia dos Pais”. Com isso, você pode conquistar os indecisos e vender ainda mais.
Pense também em montar um kit especial com produtos complementares ou ofereça um desconto na compra de dois itens iguais – as famosas promoções progressivas.
Vale também pensar em produtos e/ou serviços para diferentes perfis de pais, personalizados para diferentes estilos de vida. Por exemplo, pense em pais esportistas, pais intelectuais, pais vaidosos e por aí vai. Adeque seu combo às individualidades de cada perfil!
Essas são boas estratégias para conquistar a preferência novos consumidores, que têm pouca ou nenhuma familiaridade com a sua loja. Além de aumentar seu ticket médio, você estará cultivando uma boa reputação no mercado, sendo bem avaliado por clientes.
4. Como vender mais: Amplie seus canais de venda e comunicação
Uma das formas mais tradicionais de vender pela internet é por meio de uma plataforma de e-commerce. Mas, nos últimos anos, a redes sociais também se tornaram vitrine para as lojas e passaram a ser um ambiente destinado à compra e venda de produtos.
O Facebook e o Instagram oferecem um recurso que funciona como uma vitrine virtual. Já o Whatsapp Business oferece recursos que otimizam o contato com clientes e tornam as vendas muito mais profissionais.
Facilite a experiência desses novos clientes oferecendo atendimento rápido e ágil por mensagens. Você pode auxiliar seus clientes em todas as etapas da compra e garantir a satisfação. Invista também tempo e pessoas no monitoramento de mensagens em redes sociais, e-mail e outros canais de mensagem.
Você pode gostar de ler: Cinco ferramentas Google para pequenas empresas
5. Como vender mais: Envie os produtos dentro do prazo
Parece óbvio dizer que compras para o Dia dos Pais devem ser enviadas dentro do prazo, certo? Mas falhas na logística de entrega podem ocorrer e o prazo de entrega é um fator decisivo para garantir a boa experiência de compra do seu cliente.
Prova disso é que 43% das pessoas voltariam a comprar em uma loja online porque gostam do atendimento e 35,1% porque confiam no prazo de entrega. Dessa forma, o lojista precisa monitorar constantemente os pedidos, fazendo o embalo e despacho rapidamente.
Os prazos de entrega também precisam ser realistas, de modo a não gerar frustração para o cliente. Caso algum problema aconteça, é importante comunicar o cliente rapidamente, apostando na transparência.
6. Como vender mais: Ofereça uma experiência de compra agradável e segura
A taxa de abandono de carrinho no e-commerce chega a mais 70%. Isso significa que mais da metade das pessoas que selecionam produtos para comprar, desistem na última hora.
A forma mais eficiente de evitar que isso aconteça é garantir que o checkout do seu e-commerce seja transparente, ou seja, ele não redireciona seu cliente para outra janela.
Além disso, o checkout deve ser intuitivo e dar ao consumidor várias opções de pagamento. Para completar, a segurança dos dados do seu cliente deve ser prioridade. Para se ter uma ideia, no primeiro mês de isolamento social no Brasil, a ClearSale, empresa de soluções antifraude, registrou um aumento de 18% nas tentativas de fraude em e-commerce.
Portanto, procure por soluções de pagamento que ofereçam transações simples e práticas, sem deixar de lado a segurança e a garantia de que a compra não é fraudulenta.
Fonte: Pagar.me