10 dicas para vender mais usando as redes sociais

10 dicas para vender mais usando as redes sociais

O Facebook tem 1,8 bilhão de usuários, cerca de 800 milhões de pessoas se conectam ao Instagram todos os meses e mais de 150 milhões de pessoas usam o Snapchat todos os dias. Esses são apenas alguns números que mostram como é o alcance impressionante do público nas redes sociais.

Não há dúvida de que se tornaram excelentes plataformas de negociação. A agência de análises Nielsen apontou em um estudo que muitos varejistas sempre adivinharam: o mais importante, as pessoas tendem a acreditar nas sugestões dos amigos. É por isso que o investimento em vendas de mídia social aumentou dramaticamente nos últimos 10 anos.

O processo de compra online é impulsionado principalmente por usuários que já criaram a sua experiência do cliente ao estabelecer conexões com certas pessoas, marcas e serviços. Especialmente para startups com orçamentos de marketing limitados, a implementação de estratégias de vendas de mídia social é um método relativamente barato que pode efetivamente atrair um grande número de públicos que estão dispostos a falar e comprar, aumentando assim o retorno sobre o investimento.

Se você está procurando oportunidades de aumentar as vendas da marca nas redes sociais, confira essas 10 dicas importantes de como iniciar uma venda de sucesso nas redes sociais:

1. Escolha a plataforma certa

Primeiramente, existem muitas redes sociais por aí e cada uma delas possui características próprias e atrai um público específico. O Snapchat e o Instagram são muito populares entre os jovens, o LinkedIn é essencial para estabelecer conexões de negócios e o Twitter é essencial para a troca de opiniões. Determine quem é o seu público-alvo e comece a vender online nas redes sociais adequadas.

Com a ajuda de ferramentas de análise online gratuitas, os dados podem ser obtidos de usuários de redes sociais por meio de características demográficas. Essas informações o ajudarão a fazer a escolha certa e a desenvolver uma eficiente estratégia de marketing.

Por exemplo, a ferramenta Facebook Audience Insights fornecerá informações sobre grupos de usuários por idade, sexo, interesses, estado civil e ocupação. Contudo, você também obterá análises valiosas sobre o comportamento do seu público-alvo: quando os usuários são mais ativos na web a cada dia e quanto tempo eles passam no Facebook, em média.

Logo após obter essas informações, você pode definir o melhor momento para postar conteúdo para atrair usuários no auge da atividade. Outra vantagem da mídia social é sua influência global. Mesmo se você for um autônomo que trabalha em casa, sua presença nas redes sociais pode permitir que você alcance clientes em todo o mundo.

2. Entenda como funciona o funil de vendas

A confiança é a base para vendas bem-sucedidas nas redes sociais. Obviamente, leva tempo para que as marcas construam um relacionamento com clientes em potencial. A estratégia mais eficaz será usar métodos de vendas não invasivos. É necessário aumentar gradualmente o número de assinantes para ganhar a confiança e fidelidade à marca. Com o tempo, isso levará a compras repetidas.

3. Não deixe seus seguidores entediados

Publique conteúdo original e interessante para atrair seu público. Estabeleça relações de cooperação de longo prazo com os seguidores. Quanto mais tempo eles te seguirem, maior será a probabilidade de comprarem o produto.

Se você é uma pequena empresa, crie alguns produtos desejados para os seus clientes. O Instagram pode ser uma plataforma de publicidade ideal.

O Instagram oferece opções ilimitadas para postar fotos coloridas e charmosas de sua criação. Uma foto bonita incentiva os usuários a navegarem no seu feed e, se gostarem do conteúdo, pode aumentar a probabilidade de clicar no link do site sugerido e fazer uma compra.

Conteúdo de alta qualidade publicado na plataforma certa também pode inspirar os usuários a compartilhar suas postagens favoritas com amigos nas redes sociais, atraindo assim mais clientes.


4. Use hashtags para atrair a atenção

As hashtags são uma maneira extremamente importante de ajudar os usuários a localizar o que precisam. Leve bastante em consideração as hashtags.

Não fique preso a seus produtos. Considere em tópicos relacionados que atraiam usuários ao seu perfil. Se você tem uma joalheria, não use a hashtag #joia ou #moda, mas considere a situação em que os usuários desejam comprar seus produtos (#presente, #presentedeaniversario, #novosonho, etc). Pense em seus clientes e em seu comportamento de compra e escolha as hashtags criteriosamente.


5. Converse com seu público

Leia os comentários e responda o máximo que puder. Converse com os seus seguidores. Construa e fortaleça relacionamentos com clientes novos e antigos. Isso irá ajudar a construir a confiança do público e, consequentemente, influenciará as decisões de compra.

Atualmente, muitas ferramentas estão disponíveis para gerenciar relacionamentos com compradores online. Com a ajuda deles, você pode se comunicar com os usuários em tempo real de qualquer rede social. Desenvolvendo um forte relacionamento com o cliente, você obterá sucesso em suas vendas.

6. Colabore com influenciadores

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Trabalhar com influenciadores é uma das maneiras mais eficazes de expandir a sua influência nas redes sociais. Autores de blogs que publicam artigos sobre tópicos específicos e têm uma base fiel de seguidores. Por causa da popularidade dos influenciadores, sua declaração de apoio a uma determinada marca ou produto pode ser muito mais eficaz do que a publicidade paga, porque, aos olhos do público, as recomendações soam mais sinceras.


7. Monte sua chamada corretamente

Após você atrair usuários com o seu conteúdo nas redes sociais, este é um momento crítico para ir da fase de interesse para compra. A simples etapa de adicionar um botão COMPRAR abaixo da imagem do produto no Instagram pode ajudar a transformar leads em vendas. Não deixe esta oportunidade passar!

Se a sua postagem não estiver relacionada a um produto específico, mas sobre a área que trabalha, aproveite esta oportunidade para criar uma série de postagens relacionadas no Instagram para chamar clientes. No primeiro contato, a chance de forçar um cliente potencial a fazer uma compra cara é tão pequena quanto a chance de conseguir uma oferta de casamento no primeiro encontro. Chamadas (como PRÓXIMO ou SAIBA MAIS) podem ajudar a instruir os seus seguidores em todos os estágios do funil de vendas.

 
8. Incentive os clientes a fornecer feedback

De acordo com pesquisas, 92% das pessoas leem as avaliações de outros clientes antes de decidir comprar um novo produto. Confiamos no feedback dos outros mais do que na promessa da marca.

Aproveite isso a seu favor para permitir que clientes satisfeitos compartilhem suas avaliações de produtos. Contudo, lembre-se de que o feedback pode ser negativo e que clientes insatisfeitos podem deixar seus comentários. Seja cuidadoso e sempre responda às reclamações dos clientes em tempo hábil.


9. Seja interessante aos olhos de quem o lê

Faça perguntas. Incentive o debate. Pesquise as necessidades dos seus clientes e seguidores. Se eles estiverem interessados em aprender algo, eles lerão os seus textos até o fim. Você ainda está lendo este artigo?


10. Aprenda e se Aprimore 

Se você não está familiarizado com vendas em redes sociais, existem inúmeras oportunidades de crescimento. Por exemplo, a ferramenta Índice de Venda Social do LinkedIn é essencial para avaliar sua capacidade de promover sua marca, fazer parcerias com as pessoas certas, analisar insights e construir relacionamentos. Use essa ferramenta para entender a situação atual, definir novas metas e se tornar um verdadeiro especialista em rede social.

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