Arranhões na marca o que sabemos sobre isso?

Não é segredo para ninguém que o mercado está competitivo e a criatividade nas campanhas é o que diferencia cada uma delas, fazendo com que o consumidor lembre daquela “marca” na hora certa e por fim seja convertida em venda e de quebra ganhe um bônus extra: ganhando do concorrente.

Philip Kotler define:

A tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade. 

Para falarmos de danos e arranhões na marca, vamos falar um pouco sobre a construção para que todos possam compreender no geral os verdadeiros riscos que um arranhão na marca pode fazer.

Basicamente uma marca é construída pensando em três aspectos: 

  • Definição do negócio: informar ao consumidor de forma objetiva e clara a que se destina seu produto ou serviço
  • Posicionamento: um mesmo mercado há vários caminhos, onde sua marca escolhe atuar, trabalhando estratégias para criar uma imagem onde sua marca será reconhecida pelo consumidor.
  • Proposta de valor: em poucas palavras é o valor entregue ao cliente que consome ou contrata um serviço da sua empresa.

Então o marketing não é apenas converter em vendas, mas também administrar a imagem de uma empresa, seja ela em qualquer lugar e principalmente na internet, onde a informação voa praticamente na velocidade da luz.

Nenhuma empresa nasce uma grande marca, após construir com muito trabalho é necessário manter um nível para competir no mercado.

O sucesso de uma marca é determinado no mercado pelo Market Share, são dados coletados que demonstram um percentual de consumidores que ela possui no mercado.

Resultado de imagem para o que é marketing share

Parte do processo de criação de uma marca a gestão de risco é fundamental para avaliar possíveis ações voluntárias e involuntárias que podem prejudicar sua marca até mesmo antes que aconteça. 

Identificar seus pontos fracos e fortalecer ou associar o mais distante possível de uma imagem negativa, o que provavelmente levaria uma perda significativa no mercado.

No mercado uma marca pode valer até mais que seus produtos, inclusive existe um ranking com as marcas mais valiosas do mundo, se quiser espiar a lista só clicar no link.

Brand Finance – As marcas mais valiosas do mundo em 2017

Falhas internas podem prejudicar sua empresa

Manter uma imagem não é apenas tarefa do departamento de marketing ou uma agência de publicidade, tudo deve funcionar em harmonia e interligando os departamentos, alguns arranhões na marca surgem pela falta ou má gestão em outros setores.

Vamos a um exercício simples:

Você comprou um produto, qualquer que seja, um dia precisou de suporte e foi mal atendido ou não teve o problema solucionado.

  • Comprou um produto e não chegou no prazo.
  • Produto chegou diferente do que comprou.
  • Cobrança duplicada no cartão de crédito

Que marca veio a sua cabeça? Essa marca que você pensou está arranhada, pode não ser em grandes proporções, mas imagine quantas pessoas passaram pelo mesmo problema que você, até o ponto de não ser recomendada por amigos e familiares.

Claro que a maioria das empresas monitoram o comportamento do consumidor, para contornar a situação de desagrado, mas nem sempre é remediado.

Philip Kotler também faz um comentário sobre situações como essa:

O sucesso da empresa depende não apenas do grau de excelência com que cada departamento desempenha em seu trabalho, mas também do grau de excelência da coordenação das diversas atividades departamentais.

Falhas internas são mais comuns do que pensa, alguém já tentou falar com alguma operadora de celular por exemplo, não querendo expor ninguém, mas é algo que a maioria das pessoas evitam por causa de diversos fatores.

Construir uma imagem demora tempo e exige esforço de todos, se não a maioria e para desmoronar poucos minutos.

Existem outras situações que podem arranhar a sua marca, como associação com celebridades ou risco causados por terceiros e infelizmente ações de negligência interna.

Veja mais detalhes no segundo post da série arranhões na imagem, o que sabemos sobre isso!

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